top of page

O Rei Leão

  • Foto do escritor: +Q90m
    +Q90m
  • 31 de out. de 2020
  • 4 min de leitura

A animação que surpreendeu o mundo desde o primeiro segundo.

O nascimento do herdeiro da Pedra do Reino, Simba - filho do Rei Mufasa -, provoca uma grande alegria e felicidade no reino. Todos ficam encantados com o nascimento do filhote, exceto seu tio invejoso, Scar, que mais do que tudo desejava ser o futuro rei. Com um plano para impor seu reinado, Scar mata seu irmão Mufasa e expulsa Simba das terras do Reino. Simba perdido procura respostas bem longe de seu lar, ressurgindo logo depois para retornar e ocupar o seu lugar no grande Ciclo da Vida.


A maior animação da Era de Ouro da Disney, O Rei Leão veio com uma ideia simples, uma trama somente com animais. O filme partiu da ideia de um documentário animal e eles pretendiam seguir assim, mas acabaram indo além. De inicio não acreditaram muito no potencial que o longa poderia ter, a produção do filme não contou com os maiores ou principais animadores da Disney e trabalhou com uma equipe pequena, já que eles preferiram trabalhar em outro filme, Pocahontas (1995), muitos devem se arrepender desta escolha. Enquanto Pocahontas lucrou 346,6 milhões, O Rei Leão arrecadou 968,5 milhões, se tornando a maior animação do mundo, até 2011, sendo ultrapassado por Toy Story 3.

A animação foi além do cinema, seu sucesso estrondoso foram parar nos palcos da Broadway, o que pareceu impossível no inicio, pois como realizariam uma peça somente com animais? Julie Taymor foi a responsável por este feito, sendo a primeira mulher a ganhar um prêmio Tony de melhor direção em musical e outro prêmio Tony por melhor figurino. A peça de O Rei Leão faz sucesso até hoje. O longa teve um êxito tão grande que em 2019 foi lançado a sua versão em "Live Action" para os cinemas superando em bilheteria o mais novo sucesso da Disney, Frozen (2013). O que torna O Rei Leão, um filme atemporal.


A animação inspirada em Hamlet, trouxe uma história inesquecível. O filme já começa com uma cena icônica até hoje, o nascer do sol com a voz de Lebo M, iniciando a icônica música "Circle of Life". E cá para nós, que abertura! A animação do filme é linda, suas cores são de encher os olhos. Todos os animais indo de encontro a grande pedra do reino para o nascimento do jovem Simba. A cena funcionaria perfeitamente como um curta metragem, já que após a música, vem a logo do filme com um som de carimbo, poderia ser dado como um encerramento. Mas não, é apenas a primeira cena para deixar todos os espectadores encantados e se perguntarem: pode vir algo mais impressionante do que isso? O filme conta com belas músicas, incluindo a vencedora do Oscar, "Can you Feel the Love Tonight", composta por Elton John, toda a trilha sonora foi composta por ele, Hans Zimmer e Tim Rice.

Dando foco em alguns personagens, o que seria deste filme sem um grande vilão? Scar é perverso, mentiroso, sonso e odeia ser o segundo lugar, consegue ser mais cruel a cada minuto do filme e um covarde, sendo que seu ponto forte não está em força bruta, mas sim a sua mente maligna, Tio Scar usa de seu grande gênio para o mal, acompanhado de uma música sensacional, "Be Prepared" que o define perfeitamente e uma marcha de hienas saudando-o. Os personagens cômicos Timão e Pumba trazem a tão famosa e icônica frase e lição de vida: "Hakuna Matata". Ambos são essenciais para a história e a evolução de Simba, com piadas de peido que funcionam mesmo nos tempos atuais. O grande amor que floresce na savana, dos grandes melhores amigos separados por um incidente fatal, Simba e Nala tem uma música encantadora e que consegue apaixonar qualquer um que assista a animação.

O filme traz uma conexão forte com quem o assiste, passando uma grande lição de vida e de reflexão. O relacionamento de Simba e Mufasa é tão grande e bonito que dói quando a cena da manada dos Gnus chega. Uma cena que dura 2 minutos e meio, levou 2 anos para ser finalizada, isso por conta da tecnologia da época em que a animação estava em desenvolvimento. O longa traz reflexões sobre traição, perda de um pai, conhecer novas amizades, reencontros, amor e um olhar sobre cada um de nós mesmos. Pois, mesmo que um acontecimento nos deixe abalados e que isso faça com que percamos o foco em várias coisas, serve de um aprendizado e fortalecimento. Em algum momento a maturidade irá chegar, junto com a responsabilidade e precisamos nos encontrar, saber quem somos. "Remember who you are..." icônica frase de Mufasa nas nuvens e se tornando melhor ainda com a voz de James Earl Jones.


O Rei Leão é um excelente filme, além de ser um clássico consagrado e que envelheceu bem até os dias de hoje. Uma ótima animação para ver e rever, aprender uma nova lição com ele e cantar junto as músicas que dificilmente serão esquecidas e se maravilhar com esta fantástica história.


- Breno Muniz

O Rei Leão (The Lion King)

DIREÇÃO: Roger Allers e Rob Minkoff

ANO: 1994

DURAÇÃO: 89 min

PAÍS: EUA

CLASSIFICAÇÃO: Livre

GÊNERO: Animação

ELENCO: Matthew Broderick, James Earl Jones, Jeremy Irons, Moira Kelly, Nathan Lane, Ernie Sabella, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg, Cheech Marin.



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2020 por Meu Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page