top of page

Scooby! O Filme

  • Foto do escritor: +Q90m
    +Q90m
  • 25 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Depois de tanto tempo sem um filme novo para os cinemas, a mistério S/A, voltam em uma nova e linda animação 3D.

ree

Depois de um grande histórico na resolução de crimes, a nossa querida equipe da Mistério S/A (Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby-Doo) pretendem crescer e investir em mistérios mais instigantes. Contudo, depois de uma pequena crise, Salsicha e Scooby-Doo acabam sendo perseguidos por um vilão misterioso. Com a ajuda inesperada do novo Falcão Azul e Bionicão, nossos heróis tem apenas algumas horas para salvar o mundo.


Nós aqui do +Q90M não conseguimos controlar a felicidade de está falando de uma franquia tão querida. Scooby-Doo e sua turma com certeza marcou gerações e a infância de muitas pessoas. Sem sombra de dúvidas é desse histórico que o filme se segura construindo diversos momentos de nostalgia como falaremos mais a frente. A série animada dos detetives mais queridos do mundo possui um longo currículo, sendo, por exemplo, uma das animações com mais episódios produzidos até os dias atuais. Sua versões originais, datadas de 1969 continuam até hoje, sempre com atualizações, buscando se adaptar aos novos momentos e idades (A mais atual sendo Scooby-Doo and Guess Who? de 2019). Se a animação conta com diversas series, suas produções de filmes animados não ficam para trás tendo pelo menos um filme animado lançado anualmente pela Warner Bros (diretamente para DVD). Scooby! O filme seria a primeira animação lançada nos cinemas. Infelizmente, por conta da atual pandemia de coronavírus, seu lançamento acabou sendo direto para plataformas de Streaming. Um grande prejuízo para o estúdio considerando a proposta lucrativa do longa.

Apesar do grande foco ser os nossos queridos detetives e seu cão falante, Scooby! O Filme faz parte, claramente de um projeto maior da Warner Bros. Acontece que durante os anos 1960-80 um estúdio de animação ficou muito famoso por criar diversas animações e personagens para o público infantil. Esse estúdio era o tão famoso Hanna-Barbera. Na época, o estúdio foi o responsável por criar basicamente todos os personagens que marcariam a infância de toda uma geração. Desde Capitão Caverna, As panterinhas, Scooby-Doo, Tutubarão, Corrida Maluca, etc.

logo, não se deve entender Scooby! O filme como um longa da nossa turma de investigadores, mas um projeto desenvolvido para apresentar as novas gerações os personagens tão queridos da segunda metade do século XX. A escolha da turma do Scooby-Doo é apenas a decisão mais segura considerando sua fama até hoje.


ree

Bem Scooby! O Filme pode ser resumido em uma palavra: Nostalgia. O longa apresenta uma grande preocupação em agradar as gerações anteriores, ou seja, os fãs de carteirinha dos personagens e, ao mesmo tempo busca apresentá-los a uma nova geração. Aqui tempos uma nova origem para o grupo de detetives. Já no início o filme retrata a construção da amizade de Salsicha e Scooby, e como eles conheceram os outros integrantes, Fred, Velma e Daphne, ainda crianças (isso é o foco dos primeiros 20 minutos de filme). Aqui já temos essa nova origem que, além de ser eficiente é muito emocionante. É nesses minutos iniciais que os produtores reservaram os maiores momentos de nostalgia da turma, entregando referencias para os fãs e até mesmo reproduzindo a abertura original de 1969.

Além dos personagens principais, outros personagens do universo da Hanna-Barbera, estão presentes como Dick Vigarista, Falcão Azul e Bionicão, entre outros. Mas que não vamos citar para não estragar a surpresa. Mas para quem já viu aqueles desenhos em algum momento da vida, ver esses personagens em uma animação 3D, é de encher os olhos. A animação e direção de arte de Michael Kurinsky em si é impecável e a dublagem original (já que o filme ainda não foi dublado em português) também não desaponta. As novas adaptações físicas dos personagens agradam bastante, e de certa forma deixam eles mais palpáveis ao mundo real.

Contudo o caráter mais forte do longa, a nosso ver, é o roteiro. É nele que se estabelece todos os méritos e limitações. Aqui temos uma pegada de super-herói, que é bem divertida e expande mais ainda o universo que conhecemos. O longa não deixa nenhuma ponta solta e tudo acontece de forma que todos os atos se encaixam perfeitamente. Consegue amarrar suas situações de forma a justificar todos os personagens, suas motivações, medos e inseguranças que os colocam para a frente na historia sempre desenvolvendo seus medos (ou pelo menos de alguns). Entretanto o roteiro ao mesmo tempo não se arrisca e se mantém bastante em uma em uma linha de segurança. Alguns exemplos disso são as grandes semelhanças do motivador dessa história com o primeiro Live Action de 2002. Um Scooby-Doo como centro do plano do vilão, passando por uma crise de amizade com o salsicha e com o resto da turma. Ou em Scooby-Doo: Mostros a solta (2004), quando Scooby e Salsicha tem que provar serem úteis à equipe. Com o vilão Dick Vigarista (Jason Isaacs), seus robôs podem ser comparados sem dificuldade aos Minions do vilão Gru de “Meu Malvado Favorito”. Existe também um certo incomodo por um pouco desenvolvimento de Fred (Zac Efron), Daphne (Amanda Seyfried) e Velma (Gina Rodriguez), que em alguns momentos parecem ser um grupo distinto de Salsicha e Scooby- Doo.

Todavia Scooby! O Filme é muito feliz em uma certa atualização política da turma. Aqui, os roteiristas e produtores se preocuparam em inserir uma personagem negra, e com grande destaque na história já que todos os protagonistas são brancos - reflexo das animações da década de 70. A personagem Dee Dee Sykes (Kiersey Clemons) não existe no desenho original de Falcão Azul. Algumas piadas também chamam a atenção por serem bem pensadas, indiretamente satirizando os privilégios de homens brancos – principalmente os americanos – e uma certa masculinidade frágil. Piadas essas que podem não ser entendidas pelas crianças, mas não vão passar despercebidas pelos adultos.

Scooby! O Filme termina com uma linda lição de amizade e de que as pessoas mudam, e que está tudo bem. Um filme que tem coração, você reconhece aqueles personagens, não alteraram nenhuma personalidade deles, é engraçado, tem drama, aventura e perigos. Sequências de cenas divertidas de ação. No final, o que mais você vai querer fazer é abraçar o seu cão.

- Pedro Silva e Breno Muniz


Scooby! O Filme (Scoob!)

DIREÇÃO: Tony Cervone

ANO: 2020

PAÍS: EUA

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

DURAÇÃO: 104 MIN

ELENCO: Will Forte, Mark Wahlberg, Jason Isaacs, Gina Rodriguez, Zac Efron, Amanda Seyfried, Kiersey Clemons, Ken Jeong, Tracy Morgan, Frank Welker


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2020 por Meu Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page